estatistica

terça-feira, novembro 21, 2006

MUSICA - RAVEL


RAVEL, Joseph Maurice
Descendentes de suíços por parte de pai e de bascos por parte de mãe, Ravel nasceu em Cibourne, cidade de província dos baixos Alpes, em 7 de março de 1875. Criado em Paris, começou os estudos musicais aos 6 anos e, aos 14, entrou para o Conservatório, onde foi aluno de Gabriel Fauré.
Algumas de suas obras mais famosas foram compostas entre os 14 e 20 anos: Pavana para uma infanta morta(1899), a peça para piano Jeux d’Eau (1901) e o Quarteto (1903). Sem dúvida, sua obra mais conhecida é o Bolero, composto em 1928, encomendado pela bailarina Ida Rubinstein, que a dançou pela primeira vez com coreografia de Nijinsky. Transformou-se em uma verdadeira febre quando foi dançado pelo bailarino argentino Jorge Donn na Torre Eiffel, com coreografia de Maurice Béjart, no encerramento do filme Retratos da Vida, de Claude Lelouch.
Trabalhou como motorista de ambulância no front, durante a I Guerra. Recusou a condecoração da Legião de Honra, em 1920, mas aceitou o título de Doutor Honoris Causa, de Oxford, oito anos depois.
Em 1932 sofreu um acidente de carro que afetou seu cérebro e deixou seu corpo praticamente paralisado. Viveu assim durante cinco anos. Morreu em Paris, no dia 28 de dezembro de 1937.

Ouçam abaixo uma de suas conposições mais famosas:

Clique aqui:

http://www.msweb.nl/msecard/music/Bolero.mid

Nenhum comentário: