estatistica

domingo, dezembro 04, 2016

Imagem inline 1

Minha mãe se chamava Dolores, mas todos a chamavam de Lola.
Era uma mulher de grandes olhos castanhos, gordinha, mas extremamente simpática e alegre, todos na cidade gostavam dela.
Tinha uma mão incrível na cozinha e eu, filho único, ficava sempre grudado em sua saia, vendo-a manobrar com maestria as panelas.
Extremamente devotada a Deus e à igreja, nunca faltava a uma missa ou outro culto religioso.
Sempre estava em atividade no cuidado do lar. Aprendi com ela limpar, encerrar, passar a ferro, só não me interessei pela culinária.
Adorava, quando pequeno, ouvI-la cantar as músicas de sua época, enquanto cuidava dos afazeres domésticos.
Tinha muitas amigas, que visitava regularmente, na chamada hora do café (15,00 hs), e lá ia eu junto dela sentindo o perfume Coty que colocava ao se arrumar.
Na casa das amigas sentávamos em volta de uma mesa, sempre com bolo feito na hora, café com leite e queijo de minas. Ela e as amigas comiam colocando as fofocas em dia, um ambiente que se perdeu nas brumas do tempo.
Frequëntadeira  de velórios, ia a todos de quem conhecia. Visitava os amigos doentes e adorava presentear novos vizinhos com guloseimas as mais variadas.
A simpatia e atenção lhe proporcionou inumeráveis amigos, conhecia a todos na pequena cidade que vivíamos.
Lembro-me como hoje das missas de gala na Catedral da cidade, quando todos vestiam seus trajes mais bonitos e se curvavam junto a Deus. Da. Lola sempre estava lá a eu junto. Aprendi por influência dela ajudar as missas dizendo as reposta em latim, uso da época., vestindo roupa de coroinha, Devo dizer que foi meu primeiro emprego na vida, pois com 6 anos de idade, já abria e fechava a igreja local.
Ela tinha orgulho de minha precoce atividade, servir a Deus e igreja em primeiro lugar.
Ainda sinto o cheiro de incenso aspergido no ar e das cantorias da filhas de Maria enchendo a abóboda do templo sagrado.
Era uma vida simples, sem luxo, dedicada a Deus e ao próximo.
Mas, agora sei, tinha um profundo significado de amor. De amor verdadeiro, que estava impregnado em seu caráter.
Um dia ela se foi……Me deixou desoladamente triste, me perguntando como vou substitui-la? Onde encontrarei outra mãe como ela?
Ainda não encontrei……….

Nenhum comentário: