estatistica

domingo, outubro 15, 2006

SAÚDE PELAS PLANTAS -considerações gerais


ABACATEIRO

Parte usada
Folha, fruto (polpa) e semente (caroço)
Propriedades terapêuticas
Diurética, carminativa, afrodisíaca
Indicações terapêuticas
Diarréia, disenteria, dor de cabeça, contusão
Informações complementares
O fruto (polpa) e o caroço (semente) devem ser consumidos ainda frescos. A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.
O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. O caroço (semente) tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
A polpa do abacate é considerada afrodisíaca. Já no caroço (semente) concentra-se parte do poder de aumentar a libido.
A polpa pode ser consumida com mel ou melaço de cana (use pouco) e recomenda-se evitar o uso de qualquer tipo de açúcar. Pode ser misturado com iogurte e outros alimentos.
A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. É boa para o coração e vasos.
O abacate escurece por ação do oxigênio do ar sobre os nutrientes contidos na polpa produzindo radicais livres. Para evitar o escurecimento da polpa passe um pouco de limão, rico em vitamina C, que tem ação anti-radicais livres.
Do ponto de vista prático seu uso mais freqüente em fitoterapia é como chá diurético.
Uso culinário: Com a polpa, azeite de oliva e iogurte natural desnatado e uma pitada de sal marinho iodado se faz um delicioso e nutritivo creme que pode ser usado no lugar da manteiga, margarina e maionese industrializada.
Observação: Para uso fitoterápico deve-se consutar um médico especializado.

Nenhum comentário: