O HÁBITO
Creio firmemente que o ser humano age de acordo com o hábito que lhe impingido desde a infância.
A repetição constante sobre moral, dignidade, ética e cultura, feita pelos pais e mestre é que imprime no coração e mente das crianças e que farão quando adultos.
Por este motivo que á válida a frase popular “é de pequenino que se torce o pepino”, de fato,depois de grande nada o fará ser de outra forma.
Discute-se que o homem poderá se reformar pela religião, estudos etc. Eu acho que não, pois, os princípio de infância já estão dentro de seu cérebro e alma e esses princípios sempre aflorarão um dia.
É fácil, veja como vocês se lembram de quando eram pequeninos , o que seus pais lhe falavam constantemente, diariamente, toda hora – sejam honestos, não roubem, tenham respeito, não baguncem a casa, e por ai vai. Agora depois de grandes, vocês poderão ser corruptos,, bandidos, degenerados por sua própria vontade, mas sabem que estão errados, pois, la do fundo vem sempre a voz do que lhe foi passado quando jovenzinhos.
Certo estava mais uma vez Aristóteles:
"A virtude moral é uma consequência do habito.Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos,controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura."
Por este motivo não conseguiremos modificar nossa sociedade doente sem a ajuda da família. Sem que os pais se conscientizem que eles são os responsáveis pelas coisas ruins que acontecem, por não haverem incutido em seus filhos o hábito de praticar coisas boas.
Um bom dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário