estatistica

terça-feira, junho 26, 2007

DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO

O dia 26 de junho é comemorado como o Dia da Aviação de Busca e Salvamento pela FAB.
Naquele dia, no ano de 1967, a tripulação do SA-16 6539 do 2º/10º GAV, localizou cinco sobreviventes junto aos destroços do avião C-47 2068, após onze dias de incessantes buscas, nas quais todo o efetivo do Esquadrão Pelicano foi engajado, contando ainda com o concurso de outras 33 aeronaves pertencentes a outras unidades da FAB.
Dentre as inúmeras missões efetuadas pelo 2º/10º GAV, destacam-se as de auxílio às vitimas do terremoto no Peru, em 1970; ajuda às populações de Tubarão-SC e Florianópolis-SC, durante as enchentes de 1971 e 1973, respectivamente; a busca da aeronave da VARIG acidentada em 1989, em meio à selva amazônica; salvamento no mar de quatro tripulantes de um avião monomotor Cessna, o qual naugrafou ao largo da costa sul-brasileira; busca de sobreviventes do naufrágio do veleiro Nagô, ao largo do litoral catarinense, em 1995; busca dos sete tripulantes do barco pesqueiro Verde Vale II, localizados em um bote à deriva nas águas geladas no litoral rio-grandense, realizada com o auxílio de aeronaves F-5E do 1º/14º GAV e C-95 do 5º ETA.
São missões onde a abnegação e o desprendimento de suas tripulações ressaltam em meio à alegria e à satisfação do resgate e também muitas vezes, infelizmente, à tristeza de nada mais poderem fazer. Em 1943, na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, surge a figura ímpar de Achile Garcia Charles Astor, instrutor de ginástica acrobática e pára-quedismo aos cadetes da Aeronáutica, sendo o responsável pela introdução de tal modalidade em nosso País. Nessa época, Charles Astor contava com a colaboração de um grupo de militares da FAB, porém com formação civil de pára-quedismo no Aeroclube do Brasil. Esse esporte foi ganhando adeptos e atraindo a atenção dos cadetes, que o admiravam pelas façanhas que fazia ao saltar das asas das aeronaves, utilizando-se de um pára-quedas confeccionado por ele mesmo.

Nenhum comentário: