estatistica

terça-feira, fevereiro 06, 2007

ÁRVORES - O MAIOR CAJUERIO DO MUNDO

O maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo está localizado no distrito de Pirangi do Norte, município de Parnamirim - Rio Grande do Norte - Brasil.

A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira.

O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.
A foto acima mostra o tronco principal do cajueiro gigante. O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo.
Durante o período da safra, o cajueiro produz cerca de oitenta mil frutos; os cajus são colhidos pelos visitantes.

Nenhum comentário: